Céu azul, folhas ao vento, temperatura amena... é Outono!

 

As aves de Gonçalves

Gonçalves tem...

como destaque em sua região a Mata de Altitude, representada principalmente pelas Florestas de Araucária. Estes ambientes abrigam espécies endêmicas de plantas e animais, ou seja, que só existem nele, como por exemplo o pinho-bravo e a própria araucária. Essas florestas abrigam mamíferos como macacos sauá, veados, quatis, pequenos felinos, roedores, tatus, e aves como o caneleirinho-de-chapéu-preto, o grimpeiro e muitas outras que dependem do ecossistema preservado.

 

pousada-bicho-do-mato-ave5 - Cópia.JPG
 
a observação de aves

Os trabalhos de levantamento de Avifauna realizados pelo Ornitólogo Marcelo Vasconcelos em nossa área (2009), onde menciona a área da Bicho do Mato, chamou a atenção para o potencial de nossa região para a observação de aves.

Esse trabalho favoreceu o interesse de observadores e fotografos que passaram a registrar e publicar belas imagens de nossas aves em sites especializados.

 

curiosa.jpg
pousada-bicho-do-mato12 - Cópia.JPG
 
as aves da bicho do mato

De sua área total (180 mil m²), a Pousada Bicho do Mato tem 70% de mata nativa preservada, a 1650m de altitude.

Está situada em uma paisagem natural muito especial, no município de Gonçalves que tem seu território todo pertencente a APA Fernão Dias.

Com um relevo de altitude variada e diferentes tipos de ambiente, o município de Gonçalves possui, consequentemente, uma vasta riqueza de plantas e animais.

 

trepadorzinho.jpg
 
Aves de Gonçalves

Em maio de 2012, houve a primeira amostra de fotos dos observadores e fotografos Rafael Fortes e Vinicius Pontello. A exposição “Aves de Gonçalves”, aberta ao público no Clube da cidade, teve o apoio da Pousada Bicho do Mato, e recebeu também as crianças da escola municipal, com palestra e projeção de imagens.

A Pousada Bicho do Mato recebeu também a visita da escritora e ornitóloga Martha Argel, que eseteve em nossa região para observação e registro das especies para seu livro Aves do Brasil: Mata Atlântica do sudeste. Martha possui inúmeras publicações, entre elas Maravilhas do Brasil: AvesVoando pelo BrasilAves Urbanas, Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado.

P_SSARO_1.jpg
GAVI_O_CABOCLO_RECANTO.jpg
100_2961__2_.jpg
100_3147__2_.jpg
236_0119__2_.jpg
100_2108.JPG
maria_preta_do_bico_azulado_-_C_pia.JPG
100_1775.JPG
100_1328.JPG
 Agradecimentos

 Atualmente temos a parceria do guia especialista Demis Bucci, que com seu conhecimento conduz os observadores a encontrar e identificar espécies nos diferentes ambientes naturais de nossa trilha e região.

 

Nosso agradecimento ao amigo e grande incentivador Vinicius Pontello, ao guia e pesquisador Bruno Arantes pela compilação das listas e publicação na Taxéus.