As aves de Gonçalves                                                   

De sua área total com 180 mil m², a Pousada Bicho do Mato tem 70% de mata nativa preservada. Está situada em uma paisagem natural muito especial, no município de Gonçalves que tem seu território todo pertencente a APA Fernão Dias.

Com um relevo de altitude variada e diferentes tipos de ambiente, o município de Gonçalves possui, consequentemente, uma vasta riqueza de plantas e animais.

Hoje, em função do desmatamento, cerca de apenas 7% da Mata Atlântica que já ocorreu em todo o Leste brasileiro sobrevive ao corte ilegal e as políticas ambientais que a torna mais vulnerável.

Um dos ambientes de destaque na região de Gonçalves é a Mata de Altitude, representada principalmente pelas Florestas de Araucária. Estes ambientes abrigam espécies endêmicas de vegetais e animais, ou seja, que só existem nele. Com a extinção da Floresta tem-se, também, o risco de extinção de plantas como o Xaxim, o pinho-bravo e a própria araucária, mamíferos como o Macaco Sauá, o tatu, e aves como o Caneleirinho-de-chapéu-preto, o Grimpeiro e muitas outras que dependem do ecossistema preservado.

Gonçalves apresenta forte potencial para o turismo de Observação de Aves, que tem se tornado importante ferramenta para a educação e a preservação ambiental.

Com base nos trabalhos de levantamento de Avifauna realizado pelo Ornitólogo Marcelo Vasconcelos, um projeto de mapeamento dos pontos favoráveis a prática da Observação de Aves passou a ser feito pelo guia Rafael Fortes e por Vinicius Pontello, grande incentivador dessa atividade no município. O objetivo é identificar locais que abrigam trechos de mata conservada para observação e registro fotográfico de espécies.

Uma primeira amostra desse trabalho resultou na exposição “Aves de Gonçalves”, em maio de 2012, no Clube da cidade. Tendo o apoio da Pousada Bicho do Mato, o evento recebeu também as crianças da escola municipal, com palestra, projeção de imagens e depois os desenhos das crianças foram também incorporados a exposição.

Além dos inúmeros apreciadores e fotógrafos de aves que cada vez mais nos visitam, em maio de 2013 a Pousada recebeu a escritora e ornitóloga Martha Argel que possui inúmeras publicações, entre elas Maravilhas do Brasil: AvesVoando pelo BrasilAves Urbanas, Aves Brasileiras: Pantanal e Cerrado, tendo lançado também o Guia de Aves da Mata Atlântica.

 

Nosso agradecimento ao amigo Vinicius Pontello e ao guia especialista Rafael Fortes pelo incentivo, e ao guia Bruno Arantes pela compilação das listas e publicação na Taxéus.

 

Para saber mais, consulte a lista de espécies ou os links abaixo:

O estudo do Ornitólogo Marcelo Vasconcelos, que menciona a área da Pousada Bicho do Mato e arredores, 

lista mais de 200 espécies. Confira em http://www.scielo.br/pdf/paz/v49n3/a01v49n3.pdf (english)

Mais Imagens e informações sobre as aves registradas em Gonçalves você encontra emhttp://www.wikiaves.com.br/cidade.php?c=3127404

Outra lista de aves:http://www.taxeus.com.br/lista/1641

Registros feitos por Vinicius Pontello:http://www.wikiaves.com.br/perfil_VINICIUSPONTELLO

https://www.facebook.com/AvesDeGoncalvesMg?fref=ts

Algumas aves fotografadas na Pousada:

http://www.wikiaves.com.br/perfil_bichodomato

Martha Argel: http://www.marthaargel.com.br/