detalhe3.png

Respire fundo, 

você está em gonçalves!

 

A Pousada Bicho do Mato está localizada em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, em Gonçalves, pacata cidadezinha mineira, que fica entre Monte Verde e Campos do Jordão, bem na divisa dos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

O Bairro Sertão do Cantagalo, a 7,5km da cidade, mantém a beleza natural e a cultura rural, com a agricultura familiar, pequenas criações, produção de queijo artesanal e nos quintais crianças brincando, cães, galinhas, bezerros, varais de roupas, fornos a lenha e gente de boa prosa e sem pressa.

 

A altitude é de 1650 m, em área de proteção ambiental, e com uma das mais belas vistas da Serra da Mantiqueira.

 

Toda a região pertence a Área de Proteção Ambiental Fernão Dias.

As porções preservadas de mata subtropical de altitude abrigam inúmeras nascentes de água cristalina, riachos e rica vida silvestre.

 

Ar fresco, água pura e muito verde...

 

Numa das regiões mais lindas da Serra da Mantiqueira situa-se Gonçalves, pequeno município mineiro, tipicamente rural, com cerca de 4.200 habitantes. A sede está a 1350m de altitude, porém há picos que alcançam 2100m, de onde a vista é estonteante!

Apesar das atividades agrícolas e crescimento do turismo, há ainda muitas áreas preservadas, estando todo o território de Gonçalves dentro da APA Fernão Dias (Decreto Estadual n°38.925, de 17/06/1997).

Com relevo variado e diferentes tipos de ambientes, Gonçalves possui, consequentemente, uma vasta riqueza de plantas e animais. A mata subtropical de altitude, com espécies endêmicas e bosques de araucárias, é berço de inúmeras nascentes que dão origem a riachos e rios de água cristalina. É também lar de imensa variedade de pássaros e outros animais silvestres.

Ar puro e clima de montanha, considerado o melhor do Brasil, tem no inverno temperaturas que podem chegar a 10°C abaixo de zero!

A pé, a cavalo ou de carro, inúmeras são as trilhas locais que podem ser apreciadas.

A vista é sempre deslumbrante do alto dos picos para se contemplar a Serra. Caminhadas mais longas requerem o acompanhamento de guia local. As Pedras mais visitadas são: São Domingos (2050m), do Forno, do Cruzeiro, Bonita, Chanfrada.

As cachoeiras convidam a contemplação ou ao banho refrescante. No verão ficam lindas e fartas! Algumas são abertas a visitação, outras necessitam de permissão prévia.

Cachoeiras do Simão, 7 quedas ou Retiro, Andorinhas, Fazendinha (informe-se sobre o acesso)

E há ainda as opções de cavalgadas e esportes de aventura como o rapel, ou bóia-cross. Para isso indicamos as agências locais.

Merecem também ser visitados os ateliês de arte e artesanato, e produtores locais de queijos, geleias, roscas e doces, bem como a feira de produtos orgânicos aos sábados de manhã. Informações e mapas em nossa recepção.​

 

Respeitando a natureza

 

Todo o Município de Gonçalves pertence a APA Fernão Dias (Area de Proteção Ambiental).

Dos 180 mil m² de nossa área, 70% é de mata preservada, com a proteção e recuperação de suas bordas e áreas de nascentes, e plantio de novas árvores a cada ano.

Árvores frutíferas e hortaliças são cultivadas de forma orgânica.

 

O lixo é coletado separadamente, sendo o orgânico aproveitado para composto usado em nossa horta.