detalhe3.png

visite nossa trilha! 

             

A trilha da Pousada percorre uma área de preservação de mata tropical de altitude que abriga inúmeras espécies de plantas típicas de terras altas como o pinho bravo (Podocarpaceae lambertti Klotzsc.) que só é encontrado acima de 1500 m de altitude.

As araucárias também são naturais dessa região. De março a junho produzem pinhão em abundância fazendo com que aumente o movimento de pássaros e animais que se alimentam dessa semente.

No chão, debaixo das araucárias, encontram-se pinhões roídos, mordidos, descascados... Uma boa brincadeira é tentar adivinhar que tipo de bicho o comeu. Pequenos animais podem ser vistos pelas trilhas e árvores nesse período. 

 

 

É uma trilha contemplativa. Chega-se até o seu final, a beira do riacho em cerca de 20 minutos, dependendo, é claro, do ritmo da caminhada e das paradas para apreciar os detalhes da natureza e fotografar.

 

Respire fundo e aprecie!

 

detalhe3.png

A trilha da mata

é o lar de inúmeros animais silvestres como tatus, gambás, veados, famílias de macacos sauás, esquilos e uma infinidade de aves (confira a lista das espécies).

De quando em quando há registros da presença da onça parda (suçuarana) nas redondezas.

Caminhando em silêncio há maior chance de ver pequenos animais e aves.  

Aproveite também para apreciar os sons da natureza. A trilha é sonora!

Essa região é também berço de águas puras que brotam e descem por riachos e corredeiras. 

Ao longo do caminho há um pequeno lago com peixes e plantas aquáticas, e ao final da trilha o riacho e uma ducha refrescante.

 

É uma trilha contemplativa. Chega-se até o seu final, a beira do riacho em cerca de 20 minutos, dependendo, é claro, do ritmo da caminhada e das paradas para apreciar os detalhes da natureza.

 

Respire fundo e aprecie!